6 min para ler
5 TRUQUES PARA LEVAR O MINIMALISMO AOS AMBIENTES
Saiba como usar o estilo mais queridinho dos últimos anos na sua casa
Você já pensou em simplificar seu espaço? Baseado no ditado de que “menos é mais”, o minimalismo tem conquistado muitas pessoas ao redor do mundo, principalmente, no Brasil.
O ideal minimalista demonstra os benefícios de se viver melhor com menos, principalmente, para quem vive em grandes metrópoles e deseja ter um refúgio para relaxar.
Mais do que uma tendência, o minimalismo é um estilo de vida, indo além da aposta por objetos com acabamentos retos e uso de tons neutros.
Por isso, a Tonnar separou 5 dicas para você decorar!
Invista no Desapego!
Como dissemos acima, um dos princípios do minimalismo é o “menos é mais” para viver com o mínimo necessário confortavelmente.
Pensando nisso, separe apenas os móveis e itens de decoração essenciais para a decoração dos ambientes da sua casa. No quarto, por exemplo, você pode investir em uma cama, guarda-roupa ou arara, e em uma mesa de cabeceira. Nessa decor é essencial que todos os objetos tenham uma utilidade clara, por isso desapegue muito!
Privilegie a PRATICIDADE
No minimalismo a circulação é fundamental, por isso opte por móveis e acessórios com maior praticidade e de múltiplas funções, pois eles podem servir para diversos fins e ambientes. Alguns exemplos de itens ideais para a decoração minimalista são: peças multifuncionais, móveis que melhor aproveitar o espaço, objetos com maior facilidade de limpeza e manutenção. Por fim, você pode investir em porta-retratos que estão ligados a laços afetivos!
Opte por cores claras e neutras
As cores influenciam diretamente na percepção de calma ou agitação de um ambiente. Para um lar minimalista, as cores mais indicadas são aquelas que transmitem tranquilidade, limpeza e luminosidade. Por isso priorize tons neutros e claros, incluindo bege, cinza, o branco e suas variações.
Mas isso não significa que você não pode investir em outras cores, nenhum tom é proibido no estilo minimalista.
O objetivo é trazer o máximo de equilíbrio e evitar os exageros!
Distribua plantas pela Casa
Levando em consideração que minimalismo é sinônimo de tranquilidade e de bem-estar, uma opção para completar alguns espaços vazios é distribuir vasos ou pendentes de plantas pela casa. Além de servirem como itens decorativos, plantas e flores trazem uma sensação de aconchego e um toque natural aos ambientes da casa. Sejam pequenas suculentas e cactos, samambaias e orquídeas, escolha as suas espécies favoritas e use-as para decorar cada espaço.
Mantenha tudo organizado
Muito importante em qualquer estilo de decoração, organização é um fator essencial para atingir ao máximo o estilo minimalista. Tanto nas mesas e estantes, quanto em armários e gavetas, como também nos utensílios de cozinha, a organização facilita a sua rotina, sendo um pilar minimalista fundamental que merece atenção. Com a base do estilo feita, sinta-se livre para dar o seu toque pessoal em cada cômodo e aproveitar uma rotina mais prática e simples!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.
Até a próxima!
Fotos: Reprodução / Pinterest
Pessoas comentaram neste post